O Encontro dos Cadernos de Viagem

O Encontro dos Cadernos de Viagem é o mais importante e o mais antigo de autores de cadernos de viagens na Europa. Uma centena de artistas vêm todos os anos para apresentar as suas ilustraçoes, textos e filmes de aventuras a Clermont-Ferrand, no centro da França.

Durante três dias, 14 000 visitantes aproveitam :
– as projecções de filmes de grandes viajantes
– os debates
– as exposições
– as oficinas prácticas
– as conferências sobre o mundo
E’ un grande momento de intercâmbios interculturais porque os artistas estão em contacto directo com o público durante todo o evento.

 

Quem somos ?

Atrás do nome da associação, emprestado a Ella Maillart, esconde-se uma curiosidade inesgotavel sobre o mundo. « Ler, ler ler, não tem nenhum valor, é preciso ir ver », declarava esta aventureira às pessoas que tanto gostaram… dos seus livros.

A associação « Il Faut Aller Voir » foi criada no inicio do ano 1997 e tem agora cerca de 40 voluntários que organizam juntos eventos culturais sobre o tema do caderno de viagem, em França e no estrangeiro. Viajar ecrevendo e desenhando encoraja o autor a ir além das aparencias e a enriquecer-se com as diferenças e com o patrimonio cultural do pais visitado.

O que fazemos ?

A associação « Il Faut Aller Voir » organiza um evento principal :
– o encontro do caderno de viagem de Clermont-Ferrand que tem lugar no fim do mês de novembro de cada ano.
Mas também :
– « La route des Carnets », constituida por uma série de exposições de cadernos de viagem em diversos lugares (museus, bares, câmaras municipais, bibliotecas etc) em França e no estrangeiro.
– Uma série de conferências de grandes viajantes que perpetuam a tradicção da Biennale du Carnet de voyage ao longo do ano.

Como participar ?

Ponham-se en contacto com nós por teléfone ao +33 (0)4 73 90 80 97 ou por internet graças à direcção : rendezvous.carnetdevoyage@gmail.com

Informações prácticas :

Rendez-Vous du Carnet de Voyage 2016 :
18, 19 e 20 de novembro de 2016
Polydome, Place du 1er Mai,63000 Clermont-Ferrand

Telefone : +33 (0)4 73 90 80 97